quarta-feira, 9 de julho de 2008

NOVOS RECURSOS
Niterói 29 de maio de 2008


Editorial
O mundo de hoje se movimenta basicamente com o petróleo, uma fonte de energia cada vez escassa e cara, além de contribuir para o aquecimento global devido à emissão de gases lançados na atmosfera através dos automóveis que usam combustíveis fósseis. Precisamos ousar nesse campo. Promover fontes de energia alternativa poderá trazer uma nova relação do homem em sociedade e do homem com a natureza.
Hoje no mundo temos diversos tipos de energia alternativas que podem ajudar a melhorar o nosso modo de vida. Você já parou para pensar que a sua qualidade de vida poderia ser melhor se todos nós cuidássemos do meio ambiente?
Um caminho pode ser a preocupação da sociedade em investir em novas alternativas de energia, substituindo os combustíveis fósseis, que são tão poluentes e prejudiciais à saúde.
Devemos investir e estimular a utilização da energia eólica, solar, pois, estas podem ser fundamentais para o futuro de novas gerações, uma vez que estas são energias limpas, oriundas de recursos naturais. Logo, poderão contribuir muito para o bem da humanidade

Onde você prefere viver?
Aqui?












Ou aqui?











Por que não conhecer um pouco mais das energias alternativas consideradas “limpas”?





Energia Solar: Abundante, mas cara.
A energia solar é uma energia abundante, porém, é muito difícil de usá-la diretamente. Pois, em períodos chuvosos não tem sol e nesses casos ela não pode ser aproveitada, por isso que é melhor produzir energia solar em lugares secos e ensolarados.

Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes. Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica. A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW .



Energia eólica
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. Existem atualmente, mais de 20.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo (principalmente no Estados Unidos). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia elétrica a partir da eólica, até o ano de 2030.



Energia geotérmica
Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.
As usinas elétricas aproveitam esta energia para produzir água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3.000.000 Joules de energia elétrica por segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.



Energia fotovoltaica
A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.
No Brasil já é usado, em uma escala significativa, o coletor solar que utiliza a energia solar para aquecer a água e não para gerar energia elétrica.

Energia térmica dos oceanos
Graças à diferença de temperatura das águas profundas e águas que ficam na superfície, a água marinha pode ser usada para fazer um armazenamento de energia solar, e geradora de energia elétrica. Em usinas que fazem esse “sistema”, a diferença de temperatura faz um movimento em tubos circulares. Isso ocorre em lugares fechados, conectados a turbinas que estão ligadas em geradores, produzindo energia elétrica.












Equipe Editorial: Turma J9B/1º semestre de 2008
JOSE CLÁUDIO, NEUZA BARBOSA, LUIZ EDUARDO, FÁBIO VERNECK, MAXUEL

Nenhum comentário: