quinta-feira, 3 de julho de 2008

GRUPO EM AÇÃO: De olho na qualidade da água!

PESSOAS SOFREM POR CAUSA DE ÁGUAS CONTAMINADAS
Em Niterói há vários casos de pessoas contaminadas pelas águas das praias e lagoas. No mês de maio várias pessoas foram parar no hospital com sintomas de vômitos, diarréias, coceiras e irritação na pele após ter tomado banho na lagoa de Itaipu. Já na Lagoa Rodrigues de Freitas ocorreu mortandade de peixes por causa dos esgotos clandestinos jogados sem tratamento, causando um cheiro insuportável e afetando aquele ambiente de forma danosa.
O sistema de lagoas da Barra da Tijuca também sofre problemas semelhantes devido ao crescimento urbano. O grande número de condomínios de luxo construídos nessa área, além das ocupações irregulares, na maior parte das vezes não têm preocupação com o ambiente, poluindo o ecossistema e trazendo dificuldades para as pessoas.




A poluição dos rios causa preocupação.
É preciso cuidar do ambiente e da vida


A poluição da água se dá com a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. Com o crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo do crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.
O nitrogênio e o fósforo são elementos essenciais para a vida aquática, mas o excesso desses elementos, provocado pela poluição, causam um rápido crescimento na vegetação aquática. Com isso, sobra menos oxigênio, podendo até mesmo matar os peixes daquele rio ou lagoa.
Poluição Química

Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem. Em rios onde de dá a exploração de ouro, como nos rios da Amazônia, por exemplo, usa-se o mercúrio para separar o ouro de outros materiais. Esse mercúrio, depois de usado, é jogado diretamente nas águas, matando grande quantidade de peixes e plantas. Com isso, nem os seres vivos dos rios sobrevivem, nem o homem pode usar a água para beber, tomar banho ou regar plantações.








Como Contribuir Para Evitar A Poluição das Águas
· Não jogue lixo nas águas dos rios.
· Não canalize esgoto diretamente para os rios.
· Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
· Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.











Nossa Palavra de Alerta
Veja as conseqüências da falta de cuidado com as condições adequadas de moradia. Viver em ambiente degradado não é bom para as pessoas.
Saber cuidar e exigir que as autoridades cuidem é um exercício de cidadania. Além de pensar em leis e fiscalização,é necessário pensar em campanhas educativas e treinamento para a população aprender o manejo correto das coisas.
Por outro lado, quando a própria população fizer o que lhe cabe como cidadão estaremos trabalhando para melhoria da qualidade de vida e por um Brasil melhor. Só depende de nós!!!













Saber cuidar do Planeta é uma atitude de respeito á vida










Equipe de Editores: Turma J9A/1ºsemestre de 2008
Angelita,Claudimila,Eliane,Francisco, Luiz Carlos,Márcia

Nenhum comentário: